Como utilizar precatórios
para pagar dívidas

Publicado em Pagamento Precatório
em 20 de abril de 2020
Como utilizar o precatório para pagar dívidas

Você tem precatório para receber? Que tal utilizar este dinheiro para pagar dívidas?

A situação econômica do país já há alguns anos não está fácil, é fato. Passamos por uma crise intensa, que diminuiu o poder de compra do brasileiro.

Nesse cenário de recessão, fazer novas dívidas para comprar um veículo, abrir um novo negócio ou fazer uma reforma na casa acaba sendo algo comum do cidadão brasileiro. E essas dívidas acabam virando uma bola de neve fora de controle.

Por sorte, alguns brasileiros possuem precatórios a receber, o que pode ajudar e muito na hora de pagar essas dívidas. Não importa se são precatórios municipais, estaduais ou federais, é possível utilizá-los para fazer esse tipo de pagamento.

No artigo de hoje, vamos te explicar, de forma simples e objetiva, como você pode utilizar o seu precatório para pagar dívidas.

Como utilizar o precatório para pagar dívidas?

Se você possui uma dívida pessoal – aquela dívida enorme que está com uma alta taxa de juros e você não consegue resolver – e quer acabar de uma vez por todas com esse problema, é possível usar o precatório nessa situação.

Mas como? Afinal no caso de precatórios estaduais, a maior parte dos credores esperam há anos pelo pagamento. Bom, se o seu caso é estadual, você tem duas opções: uma delas é acelerar o recebimento buscando caminhos de prioridade, como comprovação de doenças graves, algum tipo de deficiência ou idade avançada (acima dos 60 anos).

A segunda opção é a venda do seu precatório para uma empresa confiável de negociação de precatórios para a compra dos valores. Neste caso, há um deságio – uma porcentagem é descontada do valor total -, mas você recebe o valor à  vista.

Isso mesmo: à vista e em até 5 dias úteis. O processo é super rápido e prático. Sabe aquelas burocracias enormes de cartórios e outras instituições que emitem documentações? Você não precisa enfrentar nada disso.

Os advogados da empresa geralmente tomam conta de todo o processo para você, apenas pedindo sua presença quando a assinatura é necessária para a venda do documento. Hoje, já é possível, inclusive, fazer quase todo o processo digitalmente, já que algumas assinaturas já podem ser enviadas por meio de aplicativos de smartphone, por exemplo.

Já pensou poder pagar essa dívida de uma só vez? Limpar o nome e recomeçar a vida financeira do ponto certo? Vendendo o seu precatório é possível.

Precatórios para pagar dívidas empresariais

Se você é dono de uma empresa, por exemplo, e possui dívidas fiscais e tributárias com o governo, em alguns casos é possível quitar essas dívidas usando precatórios, tanto seus quanto de terceiros.

Você pode optar por usar seu precatório de pessoa física para quitar uma dívida da empresa que você é um dos sócios. Mostramos as regras para algumas administrações públicas neste outro artigo, mas é sempre importante consultar um advogado para entender melhor os detalhes dessa operação.

Além disso, há também a possibilidade de comprar precatórios de terceiros para quitar dívidas da sua empresa com a administração pública. Esse é um mercado cada vez mais aquecido atualmente.

Faça como o seu Antônio,
Consulte seu Precatório

Acesse o site Precatórios Brasil e consulte agora mesmo. É prático, rápido e seguro!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades.

Cadastro realizado com sucesso