Vender seu precatório pode valer muito a pena

Publicado em Precatórios
em 9 de abril de 2019
Vender seu precatório pode valer muito a pena

Na maioria das vezes, para ter um precatório expedido é necessário ultrapassar um longo e desgastante período de batalha judicial contra o governo para que, ao final, se tenha uma decisão vitoriosa em caráter definitivo. Todo esse processo pode demorar vários anos ou até décadas. Infelizmente não significa que o recebimento do dinheiro está próximo e, por isso, vender seu precatório pode valer a pena. Clique aqui entenda porque uma ação judicial contra o governo pode demorar tanto.

Vencer uma ação judicial contra o governo é com certeza um importante passo. Entretanto, com precatório expedido, inicia-se uma nova etapa que em alguns casos pode ser até mais longa do que a batalha judicial que originou o crédito.

A demora no pagamento dos precatórios é uma triste realidade brasileira. Poucos estados e municípios conseguem cumprir com o prazo estabelecido na Constituição, fazendo com que as filas de pagamento cresçam ano após ano. Há estados, por exemplo, com espantosos 15 anos de fila. A situação é verdadeiramente caótica e lamentavelmente muitos beneficiários acabam vindo à óbito sem ver a cor do dinheiro.

Além do “fator tempo”, há também fortes influências políticas e econômicas direcionadas aos precatórios, bem como normas que estão sempre passando por alterações, deixando inevitavelmente um cenário imprevisível sobre os pagamentos.

Portanto, estes são alguns dos temores que estão levando diversos beneficiários a venderem seus precatórios. E, acredite: é uma opção muito interessante e que pode valer a pena.

Como funciona?

Nos últimos anos o mercado de compra e venda de precatórios tem se expandido bastante, contando cada vez mais com empresas e pessoas especializadas neste ramo. Trata-se de uma simples operação de mercado que conta com respaldo da legislação vigente. Ou seja, é uma operação completamente legal e rotineira.

Ela normalmente se concretiza por meio de um contrato de cessão de crédito, onde o beneficiário vende seu precatório e transfere seu crédito ao comprador interessado. Nesta operação, o vendedor é denominado como cedente, enquanto o comprador é denominado como cessionário.

Ao cessionário (investidor), comprar precatório é um negócio que envolve certos riscos. Uma vez que ele investe dinheiro antecipadamente para comprar um crédito e acaba substituindo o cedente (beneficiário vendedor) naquela longa fila de pagamento, absorvendo todos os riscos que estão atrelados ao negócio.

O retorno deste investimento surge com o deságio que é aplicado sobre o valor do crédito. Isso nada mais é do que um desconto que o comprador aplicará sobre o valor atualizado do Precatório. Esse desconto pode variar a depender do caso específico, da natureza do precatório, do ente devedor, dentre outros fatores. Os frutos deste investimento somente são colhidos pelo comprador quando o governo fizer o pagamento, o que poderá levar muito tempo.

Ao beneficiário, ainda que se aplique um deságio sobre o crédito, vender seu precatório pode ser um ótimo negócio.  Confira abaixo algumas das principais vantagens que a venda poderá lhe proporcionar:

  1. Receba o dinheiro imediatamente;
  2. Livre-se da longa e duradoura fila de pagamento;
  3. Livre-se dos riscos que estão atrelados a essa demora da fila de pagamento;
  4. Tire do papel os projetos de vida e realize sonhos;
  5. Pague dívidas e livre-se das altas taxas de juros.

Clique aqui e saiba um pouco mais sobre as vantagens.

Como se observa, existe uma característica comum entre todas as vantagens listadas acima, e ela se chama TEMPO. Dissemos no início deste artigo que ter um Precatório significa, na maioria dos casos, que o beneficiário passou por muito tempo batalhando judicialmente par ter seu crédito reconhecido. Entretanto, provavelmente passará outro longo tempo aguardando na fila de pagamento. Esse período é cheio de expectativas e incertezas, sem ter garantias de que um dia vai realmente receber sua verba.

Nessa longa jornada, o tempo acaba se esgotando para muitos, que perdem a vida sem ter recebido um dinheiro que foi judicialmente reconhecido, ou perdem a saúde e não vão conseguir mais aproveitar os benefícios quando do recebimento da verba. Com isso, projetos de vida acabam parados no tempo e não saem do papel, ao ponto que sonhos terminam não sendo realizados.

Muitos desses beneficiários passam boa parte da vida afogados em dívidas, arcando com altas taxas de juros por não possuírem dinheiro suficiente para liquidá-las.

Portanto, certamente a venda do Precatório pode valer a pena. Além de proporcionar a antecipação do seu dinheiro de forma imediata para atender suas necessidades, a venda vai te livrar dos riscos de permanecer em uma fila de pagamento por tempo indeterminado. Entretanto, é importante que exista um ponto de equilíbrio entre seus interesses e a pretensão de rentabilidade do investidor (deságio). Acima de tudo, é importante que você negocie seu Precatório com empresas que possuem credibilidade e solidez no mercado.

Quem pode comprar meu precatório?

Uma ótima notícia: você está no lugar certo! A Precatórios Brasil conta com experiência de mais de 10 anos na área de Precatórios do Banco BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina.  Nosso objetivo é te ajudar a entender todo o processo, de forma simples e transparente, para que você tenha certeza que está fazendo um bom negócio.  Daremos informações precisas sobre a situação atual do seu precatório, com um panorama completo sobre a previsão de pagamento pelo governo e valor atualizado do crédito. Em especial, praticamos um deságio justo pois, para ser bom para nós, tem que ser melhor para você.

Quer mais sobre atualizações de leis de precatórios, valores, regras, tipos, vendas de precatórios municipais, estaduais e federais? Então consulte aqui a situação do seu precatório ou mande um e-mail para contato@precatoriosbrasil.com. Você também pode ligar para (11) 4003-9453. Não se esqueça de compartilhar este post com os seus amigos e familiares. Até a próxima!

Faça como o seu Antônio,
Consulte seu Precatório

Acesse o site Precatórios Brasil e consulte agora mesmo. É prático, rápido e seguro!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades.

Cadastro realizado com sucesso