Entenda a importância do documento, os detalhes contidos nele e acesse um modelo pronto
Começando com a resposta direta à pergunta: “qual a relação entre o ofício requisitório e o precatório?” A relação é total. O ofício requisitório é que documenta o precatório. Agora vamos explicar como e o porquê.
Advogados e especialistas jurídicos consideram que esse documento é, de fato, o primeiro grande passo que se dá em direção ao recebimento do dinheiro depois que o juiz dá a sentença em definitivo a favor do credor e contra o Governo.
Em outras palavras, o ofício requisitório é parte fundamental do processo de recebimento de um precatório pois representa oficialmente e juridicamente o pontapé inicial para formação deste titulo. Ele só pode ser expedido após o trânsito em julgado da sentença ou acordão que impôs ao Governo o pagamento de determinado valor a uma pessoa ou empresa.
Você pode ficar sem receber seu precatório. Fuja da crise!
Vender seu precatório pode te ajudar nesse momento incerto.
NEGOCIAR MEU PRECATÓRIOO próprio juiz responsável pelo processo de execução é quem emite o documento oficial. É nesse momento que ele faz a requisição ao Presidente do Tribunal para realizar a expedição do tão desejado precatório.
Informações do Ofício Requisitório
Agora vamos enumerar todas as principais informações que precisam aparecer e normalmente estão no ofício requisitório:
- Número do processo de execução;
- A Vara/Cartório e a Comarca/Circunscrição onde o processo tramita;
- Data do ajuizamento da ação de conhecimento;
- Data do trânsito em julgado da sentença ou acórdão;
- Dados das partes (nome e nº do CPF ou CNPJ);
- Dados do(s) beneficiário(s) (nome e nº do CPF ou CNPJ);
- Dados do(s) advogado(s);
- Dados do Ente devedor;
- Se o precatório terá natureza comum ou alimentar;
- Assunto a que se refere o pagamento (trabalhista, cível, tributária);
- Valor do crédito principal;
- Valor dos honorários de sucumbência (se houver);
- Eventual cessão de crédito e demais informações sobre ela;
- Valor total da requisição;
- Data base para efeito de atualização do valor;
- Informações sobre compensação;
- Nome e assinatura do juiz.
O que fazer quando o ofício requisitório é expedido?
Depois do juiz do caso expedir o ofício requisitório, o documento é encaminhado ao Presidente do Tribunal solicitando a expedição de um precatório. Ele faz a verificação das informações que foram apresentadas pelo juiz da execução.
Se todos os requisitos necessários para dar prosseguimento estiverem corretos, daí então o Presidente do Tribunal autoriza a expedição e a abertura do processo de precatório. Para isso, ele envia o ofício requisitório ao respectivo poder público (governo municipal, estadual ou federal), que deverá incluir a dívida em seu orçamento e posteriormente realizar o pagamento.
O ofício requisitório em precatório é importante?
Ele possui um papel de destaque no processo, já que é considerado como um “certificado judicial” da dívida do Governo com o credor. Além disso, a expedição do precatório e seu posterior pagamento dependem integralmente do ofício requisitório.
Você está buscando um modelo de ofício requisitório? Clicando aqui, você acessa o modelo que é utilizado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Você também pode encontrar os modelos de outros tribunais em seus respectivos portais.
Quer mais sobre atualizações de leis de precatórios, valores, regras, tipos, vendas de precatórios municipais, estaduais e federais? Então consulte aqui a situação do seu precatório ou mande um e-mail para contato@precatoriosbrasil.com. Você também pode ligar para (11) 4003-9453. Não se esqueça de compartilhar este post com os seus amigos e familiares. Até a próxima!