Evite Golpes: Não Exponha
os Dados do Seu Precatório

Publicado em Precatórios
em 6 de maio de 2020
Evite Golpes: Não Exponha os Dados do Seu Precatório

Entenda como os golpistas agem e o que fazer para se proteger

Golpistas e fraudadores estão por todos os lados. Existem pessoas mal intencionadas e se aproveitando da falta informações de muitos donos de Precatório o tempo todo, por isso é preciso ficar bastante atento com relação às informações que você disponibiliza na web.

Parece besteira ou preocupação excessiva, mas com informações simples que você deixa em um perfil de rede social, por exemplo, o golpista pode praticar uma fraude facilmente e roubar seu precatório.

Felizmente não são todos os golpes que são bem-sucedidos, mas algumas pessoas acabam sendo lesadas. E a Justiça já demora para atuar com relação ao julgamento da sua ação ou o pagamento dos valores, não é mesmo?

Por isso, com medidas simples de segurança digital, é possível evitar golpes e fraudes comuns presentes na Internet, mesmo em portais públicos de informação. Vamos ver como se proteger?

Entendendo a engenharia social

Esse é um conceito muito comum entre os golpistas: engenharia social. Talvez eles nem conheçam o termo técnico, mas sabem muito bem utilizar essa técnica para criar fraudes complexas e roubar informações suas.

Imagine a seguinte situação: um golpista adiciona você no Linkedin ou até mesmo no Facebook com um perfil falso e com isso descobre seu número de telefone e talvez até outras informações mais específicas como a sua data de aniversário, seu nome completo e seu trabalho.

Com isso, ele usa a internet para buscar algumas outras informações, como CPF – que pode estar vinculado à um processo divulgado de forma pública. Pronto, ele tem algumas informações básicas para o golpe.

Agora, ele entra em contato, munido de informações completas sobre você e finge ser um advogado – talvez ele tenha até o valor exato que você deve receber – e afirma:

“ Eu posso adiantar o recebimento do seu precatório para este ano. Tudo o que você precisa fazer é um depósito ou transferência única de R$ 800. Você que é o Fulano da Silva, com o CPF tal e que nasceu no dia 05 de maio de 1975?“

Parece tentador. Mas é uma fraude. Essa fraude é mais óbvia e mais fácil de ser desmascarada. No entanto, os golpistas estão cada vez mais específicos, criando inclusive portais de informação falsos.

Outra prática comum é a de se passar por servidor da Coordenadoria de Conciliação de Precatórios (Coorpre) do TJ. Eles chegam a saber até a data em que o credor compareceu à unidade e assinou o termo do acordo direto.

Como proceder se eu tiver um precatório?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que nenhum funcionário do governo fará ligações telefônicas ou enviará e-mails para confirmar informações sobre o seu precatório.

Se o ente público entrar em contato, será com seu advogado ou diretamente por um oficial de Justiça, para informar sobre o alvará de pagamento. Vale ressaltar que esse procedimento é totalmente gratuito.

Isso significa que se alguém fizer uma ligação ou enviar um e-mail falando sobre uma parte do processo que precisa ser paga para liberação de pagamento ou de algum documento específico, denuncie urgentemente para a Central de Informações do Tribunal que julgou seu caso.

Faça como o seu Antônio,
Consulte seu Precatório

Acesse o site Precatórios Brasil e consulte agora mesmo. É prático, rápido e seguro!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades.

Cadastro realizado com sucesso