Juros baixos: é o momento de comprar imóveis com a venda de um precatório?

Publicado em Venda de Precatório
em 8 de fevereiro de 2021
Juros baixos: é o momento de comprar imóveis com a venda de um precatório?

Entenda por que a compra de imóveis pode ser uma boa opção agora

Já mostramos aqui no Blog da Precatórios Brasil diversos motivos para vender seu precatório municipal, estadual ou federal. Se você pretende utilizar o dinheiro do seu documento rapidamente, a melhor opção então é a cessão do precatório.

Uma das formas de utilização mais comuns do valor adquirido na venda por parte dos credores é a compra de imóveis. Muitos optam por usar o dinheiro que vão receber do pagamento feito pelo Ente Público para financiar a casa própria ou até mesmo comprar imóveis para investir.

Ainda mais agora com a taxa básica de juros baixa pela primeira vez em décadas no país. Na verdade, é o menor nível desde o início da série histórica do Banco Central em 1986. E os 2% de taxa de juros atuais surpreendem principalmente pelo fato de que, em 2015, a taxa Selic alcançou o patamar de 14,25% ao ano.

Essa queda da taxa Selic em poucos anos é retrato de diversas situações pelas quais nosso país está passando nos últimos tempos – de crises econômicas até a pandemia. Mas essa porcentagem menor indica um ótimo momento para investir o dinheiro do precatório em um imóvel. Vamos entender o porquê.

Juros baixos: momento de investir em imóveis

Projeto da casa própria, da reforma da casa, da compra de um novo imóvel para alugar. São diversos projetos que podem receber um aporte do valor recebido do precatório. E agora é a hora de investir neles, já que os juros baixos são um fator determinante para não investir em renda fixa.

Investir seu dinheiro em produtos mais conservadores de grandes bancos não é uma opção atrativa no momento, já que os rendimentos desses investimentos são, em boa parte dos casos, calculados levando em conta a taxa Selic que está em 2% ao ano.

Os juros baixos também influenciam em outro ponto bastante importante na hora de decidir pela compra de uma casa ou apartamento: com a taxa menor, fica mais fácil e mais barato fazer um financiamento imobiliário. Alguns bancos já oferecem financiamentos imobiliários com taxa de juros anual por volta de 7%, por exemplo.

E tem mais: investimentos em imóveis não sofrem diretamente com a quebra de instituições bancárias, não podem ser congelados pelo Governo como a poupança, e são menos vulneráveis a variações da bolsa de valores. Trata-se de um investimento sólido em todos os sentidos.

O importante no caso de investir em imóveis é comprar o bem com o maior desconto possível para fazer o investimento valer ainda mais, indo além dos juros baixos. Mas, o fato de você receber o valor do precatório à vista também ajuda bastante neste caso. Isso porque com boa parte do valor sendo quitado de uma só vez, diminui-se o valor das parcelas e dos juros totais.

Vender o precatório é opção para receber à vista

Se o seu precatório está demorando demais para ser pago e você não vê muitas chances de isso acontecer nos próximos meses, ou anos, talvez, a ideia de vendê-lo para receber o valor à vista pode ser uma boa opção neste caso.

Mesmo com o deságio oferecido pela empresa no momento da compra, você poupa um gigantesco tempo para administrar o recebimento do precatório e ainda recebe o dinheiro todo de uma vez, podendo aplicá-lo em um imóvel e aproveitar as taxas de juros baixas.

Faça como o seu Antônio,
Consulte seu Precatório

Acesse o site Precatórios Brasil e consulte agora mesmo. É prático, rápido e seguro!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades.

Cadastro realizado com sucesso