Pretende antecipar seu precatório em 2021? Veja dicas do que fazer com o dinheiro

Publicado em Venda de Precatório
em 10 de abril de 2021
Pretende antecipar seu precatório em 2021? Veja dicas do que fazer com o dinheiro

Mesmo o período turbulento da pandemia pode trazer boas oportunidades de como gastar – ou investir – o dinheiro do seu precatório

A pandemia da COVID-19 trouxe mudanças importantes no cenário financeiro nacional. Muitas incertezas acerca da recuperação econômica, a possibilidade mais distante de ajustes fiscais e, principalmente, a crise provocada pelo desemprego e queda na arrecadação de impostos.

Mas, isso não deve ser um impeditivo para novos investimentos – para quem tem condições para isso, é claro.

Venda seu precatório

Quem está na fila dos precatórios, especialmente estaduais, pode optar por vender sua dívida a empresas de investimentos na área (uma delas é a Precatórios Brasil). O momento é bom para a venda porque o Congresso aprovou a PEC Emergencial, que amplia o prazo de quitação dos precatórios estaduais e municipais de 2024 para 2029!

Ou seja: se você tem precatórios em atraso, é bem possível que demore mais ainda para receber os valores.

A venda de precatórios inclui o deságio. Quer dizer que a empresa compradora vai pagar menos do que o precatório vale, justamente por assumir o risco pela demora do recebimento dos valores.

Mesmo assim, a venda pode compensar, dependendo do destino que você der ao seu dinheiro. A seguir, veremos algumas opções.

Imóveis

Com as medidas de isolamento provocadas pela pandemia da COVID-19, viagens estão bastante limitadas, então, por enquanto, fazer turismo é algo não recomendado.

Pelas circunstâncias atuais, muita gente está aproveitando para investir em imóveis, mas não apenas na compra deles e, sim, na melhoria de sua própria moradia. Entidades ligadas à construção civil têm observado um aumento nas vendas do setor desde o ano passado, mesmo com o preço dos materiais mais elevado por causa da escassez de mão de obra causada pela pandemia.

Pode ser uma boa hora para ampliar a área de lazer, construir uma piscina, um novo cômodo, uma nova decoração.  Ou, ainda, comprar um terreno maior e fazer a casa dos seus sonhos.

Educação

Gastar com educação nunca é demais. A pandemia trouxe o crescimento de plataformas online que oferecem os mais diversos tipos de cursos. Pode ser uma boa hora para aprimorar alguma habilidade ou até mesmo aprender algo totalmente novo.

Com o dinheiro da antecipação dos precatórios, você também pode ajudar alguém da sua família com um curso superior ou uma bolsa de estudos e intercâmbio no exterior.

Abra seu negócio

O período de pandemia levou ao fechamento de muitas empresas, mas também serviu como um “filtro” para separar empreendedores mais fortes dos menos preparados para momentos de crise.

O período de recuperação econômica, que certamente virá, trará um aumento na demanda por diversos itens e esses clientes precisarão encontrar onde dar vazão a seus desejos de consumo.

Por isso, pode ser indicado começar a planejar uma atividade para investir e usar o dinheiro de seu precatório para executar o projeto. Procure consultores especializados em sua cidade para identificar as melhores oportunidades.

Investimentos

Está pensando em se aventurar no mercado de investimentos em 2021? Em 2020, a situação foi mais difícil, mas, com a vacinação aumentando em todo o mundo, o mercado está mais otimista para este ano. 

Mas lembre-se: consulte sempre um especialista ou uma assessoria técnica para auxiliar nas melhores decisões, OK?

Os especialistas destacam que o primeiro passo para investir é entender qual é o seu perfil. Questões como risco, objetivo, tolerância a perdas, prazo de investimento, reservas financeiras e previdência complementar são importantes nessa avaliação.

De modo geral, os investimentos para aqueles que procuram estabilidade, com um perfil conservador, são os títulos pós-fixados como o CDB, LCA, LCI, entre outros de renda fixa.

Já para os investidores com mais apetite ao risco, uma boa recomendação são fundos de investimentos. Eles são ótimas opções para quem deseja investir no mercado financeiro de forma diversificada, além de ter a vantagem de poder escolher um gestor para a tarefa de comprar e vender ativos.

Mas para se aventurar nesse tipo de investimento, é preciso tomar alguns cuidados.

Verifique a lâmina do fundo

A lâmina é uma apresentação da operadora de sua escolha que traz diversas informações relevantes sobre a empresa. Entre os dados, estão o tempo de atuação da casa e de atuação do gestor do fundo, além da rentabilidade dos últimos anos, composição da carteira e nível de risco do fundo.

Estude o gestor

Outro ponto é ler também sobre a história do gestor do fundo. O que ele estava fazendo antes de administrar esse fundo? Quais outros fundos geriu? Ele tem ampla experiência? Estudar bem o perfil de quem irá administrar o seu dinheiro é tão importante quanto escolher o fundo.

Mantenha a constância

Investir é um processo. A melhor hora de começar é sempre, pois o mercado é ascendente no longo prazo. É importante não ter pressa porque as crises chegam e estes são os piores momentos para resgatar valores investidos. Mas, também geram oportunidades para encontrar bons negócios a preços atrativos.

Fale com a Precatórios Brasil

Ainda não vendeu o seu precatório, mas tem interesse no assunto. Fale com a Precatórios Brasil. Nosso processo de compra é rápido, desburocratizado e o credor recebe os valores imediatamente. Clique aqui para saber como negociar seu precatório. Quer saber mais? Mande um e-mail para contato@precatoriosbrasil.com ou ligue para (11) 4003-9058 para falar com nossos consultores. Não se esqueça de compartilhar este post com os seus amigos e familiares. Até a próxima!

Faça como o seu Antônio,
Consulte seu Precatório

Acesse o site Precatórios Brasil e consulte agora mesmo. É prático, rápido e seguro!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades.

Cadastro realizado com sucesso