Um processo contra o Governo costuma perdurar por vários anos. Por isso, contratar um bom advogado é imprescindível para garantir a igualdade jurídica e o equilíbrio técnico na defesa dos seus direitos. Entenda a importância do advogado no processo contra o governo.
Mas para iniciar uma ação contra o Governo é obrigatório ter um advogado?
Sim. Existem algumas situações específicas em que a atuação do advogado no processo contra o governo é dispensada, como nas ações em que o valor da indenização não ultrapassa 60 salários mínimos. Porém, exceto por esses casos específicos, sua presença será sempre legalmente obrigatória.
Mas não é só a exigência legal que deve levar você a procurar um advogado no processo contra o governo. Se você pretende entrar com uma ação, o primeiro passo é buscar um profissional especialista na área do direito. Você reivindica para que ele avalie a sua situação e te informe sobre os riscos do processo e expectativas de resultado. Além disso, esse profissional poderá te ajudar a se manter atualizado sobre a situação do processo. Ele vai te auxiliar a transformar termos técnicos em uma linguagem simples e compreensível.
Por exemplo, alguém que foi desapropriado de um imóvel pelo Governo, deve contratar um advogado especialista em desapropriações para fazer valer o seu direito à indenização. Para isso, é importante se informar sobre o assunto e buscar recomendações de profissionais qualificados na área da qual necessita.
Portanto, tenha sempre em mente que não ter uma assessoria jurídica especializada e adequada poderá causar dores de cabeça.
O trabalho do advogado no processo contra o governo é baseado em diversos deveres e obrigações e ele deve atuar com honestidade e boa-fé. Assim, o advogado será um parceiro que trabalhará para resolver a sua situação.
Algumas das atividades esperadas do seu advogado em relação ao processo são:
- Acompanhar a ação, coletando informações e repassando-as a você
- Elaborar e protocolar petições
- Realizar audiências e apresentar os argumentos do caso
- Assessorar juridicamente
- Apresentar os riscos e possíveis resultados da ação (se você ganhar ou perder o processo)
Se quiser entender mais sobre os honorários pagos ao advogado por seu trabalho, leia aqui.
E se eu não tiver como pagar um advogado?
Lembre-se que você pode procurar a Defensoria Pública da sua cidade, caso não tenha condições financeiras de contratar um advogado. O Estado tem obrigação constitucional de manter serviços de assistência judiciária gratuita para aqueles que não possuem meios financeiros.
Caso deseje conhecer mais sobre o papel do advogado no processo contra o governo, recomendamos a leitura dos textos abaixo:
1- O advogado e o dever profissional da informação, de José Rogério Cruz e Tucci.
2 – Prerrogativas, direitos e deveres do advogado, de Camila Abe.
Quer mais sobre atualizações de leis de precatórios, valores, regras, tipos, vendas de precatórios municipais, estaduais e federais? Então consulte aqui a situação do seu precatório ou mande um e-mail para contato@precatoriosbrasil.com. Você também pode ligar para (11) 4003-9453. Não se esqueça de compartilhar este post com os seus amigos e familiares. Até a próxima!