Como Saber o
Valor Atualizado do Precatório

Publicado em Precatórios
em 21 de agosto de 2019
Como atualizar o valor do seu precatório?

Imagine a seguinte situação: você ganhou o processo contra o Governo e vai receber o seu precatório. Qual é a primeira pergunta que você faria? 

Os processos contra o Governo costumam levar muito tempo, a expectativa para receber os valores cresce. Mas é preciso calma, para fazer o cálculo do valor atualizado do precatório corretamente e receber sua indenização de acordo com seu processo.

Qual será o valor do meu precatório?

Bem provavelmente é essa frase que passou pela sua cabeça. Seu advogado te olha e pede calma, pois a conta será devidamente apresentada por meio de uma memória de cálculos, um documento que detalha cada um dos elementos e critérios que compõem o valor da indenização.

Neste documento, estão informações como:

  • índices de correção monetária;
  • juros fixados na decisão condenatória;
  • honorários advocatícios e;
  • a devolução das custas processuais pagas por você durante o processo acabam entrando neste momento na conta, se isso for acordado ao término da fase de cumprimento de sentença.

Então o juiz recebe a memória de cálculos e, com base nesse cálculo, expede a requisição de pagamento de precatório, remete a requisição ao Tribunal para inscrever o precatório na lista cronológica de pagamentos, organizada primeiramente com base em 3 fatores.

Em seguida, o documento é atualizado com os juros e correção monetária até a data de sua criação, conhecida como “data-base”, ou seja, é dessa data em diante que o precatório, após expedido, deverá ser atualizado até o pagamento.

Vale destacar: o cálculo final normalmente é feito pela contadoria e com as informações da sentença é possível fazer os ajustes que mudam o valor do precatório.

 

Mas por que a atualização do valor do precatório é necessária?

O motivo principal é para manter o poder de compra do credor. Por isso, a atualização monetária se faz necessária para preservar o valor da indenização apurada no evento que deu origem à condenação até o momento em que ocorrer o seu pagamento.

Agora, vamos conferir os índices e regras que ajudam a determinar novos valores atualizados dos precatórios:

  • O índice IPCA-E (Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial), por exemplo, é calculado mensalmente. Este é conhecido como um dos principais indicadores da inflação e do custo de vida no Brasil, baseado na variação de valores de alguns produtos pré-definidos de alimentação, moradia, saúde, transporte, entre outros segmentos.
  • Os juros moratórios que mencionamos acima também precisam ser apresentados nesse documento, já que ele deixou de usufruir desses valores durante o período de espera. É bom já deixar avisado: os juros moratórios são simples e limitados a 6% ao ano.
  • Por último, também devem ser consideradas as custas processuais aplicadas para a maior parte dos serviços do judiciário (até mesmo para ingressar com uma ação). É direito de quem pagou as custas (o advogado pode ter custeado o valor inicialmente) receber a restituição de seus valores no pagamento do precatório. Outro possível tipo de restituição são os honorários periciais, caso tenha sido necessário realizar uma perícia ao longo do processo.

E fique atento: a restituição das custas processuais também receberão a atualização monetária desde o dia em que foram desembolsadas.

Quer mais sobre atualizações de leis de precatórios, valores, regras, tipos e negociação de precatórios? Então continue acompanhando nosso blog.

Quer mais sobre atualizações de leis de precatórios, valores, regras, tipos, vendas de precatórios municipais, estaduais e federais? Então consulte aqui a situação do seu precatório ou mande um e-mail para contato@precatoriosbrasil.com. Você também pode ligar para (11) 4003-9453. Não se esqueça de compartilhar este post com os seus amigos e familiares. Até a próxima!

Faça como o seu Antônio,
Consulte seu Precatório

Acesse o site Precatórios Brasil e consulte agora mesmo. É prático, rápido e seguro!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades.

Cadastro realizado com sucesso