A consulta é possível, mas não dos valores e dados mais detalhados
Meses de espera pelo precatório e você já não sabe mais qual a situação do seu precatório federal. Seu advogado faz a consulta, te fala o andamento dos pagamentos, mas você tem a impressão que o pagamento está demorando demais.
A solução? Fazer a consulta por si mesmo, online em um site de empresas que negociam precatórios. Sim, existe essa possibilidade. No entanto, no caso dos precatórios do TRF1 e TRF5, a consulta é limitada a alguns dados específicos e hoje te explicamos o porquê.
Precatórios TRF1 e TRF5 são de qual região?
Bom, como você já sabe, cada Tribunal Regional Federal cuida de regiões específicas. O TRF1 cuida dos Estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará, Mato Grosso, Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia, Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais.
Já o TRF5 é responsável por organizar os precatórios e RPVs da região nordeste: Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.
Não dá para consultar o TRF1 e TRF5 porque apesar de terem digitalizado a consulta dos processos, alguns dados mais detalhados do precatório ainda não são disponibilizados por esses tribunais, como, por exemplo:
- Valor inicial e valor com juros
- Data de expedição
- Juros aplicados
- Contra qual Ente Público é o precatório
- Quem é o requerente
- Status do Precatório
Você consegue verificar, por exemplo, quem é o requerente do precatório e contra qual Ente Público o processo foi aberto, mas essas informações apontadas acima não aparecem como disponíveis nos portais.
Por conta dessa falta de informações mais específicas do processo no caso desses 2 tribunais, a plataforma da Precatórios Brasil não consegue fazer a consulta desses dados diretamente no site da empresa.
Você receberá um aviso como este sempre que busca na plataforma por um precatório destes 2 tribunais:
Para que a Precatórios Brasil possa fazer a busca, é preciso que você entre em contato com o número do seu precatório e seu Ofício Requisitório para verificar o status de fato do seu documento no Tribunal.
Os portais do TRF2, TRF3 e TRF4 já possuem as informações detalhadas disponíveis para consulta. Com isso, a Precatórios Brasil consegue integrar os dados e oferecê-las diretamente aqui para você, credor, fazer a verificação.
A Precatórios Brasil te informa os valores exatos
A plataforma de consulta da Precatórios Brasil consegue te oferecer os dados mais específicos de valores justamente para deixar claro para você quanto o banco pagará pelo seu precatório.
Com isso, temos um balizador para oferecer uma proposta de negociação de compra do seu precatório. Naturalmente, a negociação trará um deságio para o precatório, mas algo dentro do esperado para uma venda com pagamento e 5 dias úteis.
Além disso, o pagamento é totalmente garantido pelo BTG Pactual que atua como parceiro efetivo de cada uma das negociações que a Precatórios Brasil faz com os credores interessados em vender seus precatórios estaduais principalmente.