O que é
token de precatório

Publicado em Precatórios
em 4 de maio de 2020
Token de Precatórios: O que é e Como Funciona?

Entenda com funciona esse mercado

O mercado de negociação de precatórios viveu momentos de crescimento intenso nos últimos anos e começou a se popularizar como uma alternativa prática para credores que não podiam ou não podem ficar esperando pelos pagamentos.

Desde que esse mercado se tornou possível, diversas empresas surgiram com variadas propostas de negociação de precatórios. Existem empresas focadas em comprar precatórios diretamente dos credores; outras com foco em conectar empresas interessadas em comprar títulos para pagamento de dívidas trabalhistas ou tributárias; enfim, as soluções são bastante diversas.

Uma das mais recentes soluções é a de token de precatórios. É sobre esse conceito que vamos falar no artigo de hoje.

O que é o Token de precatórios?

O token de precatório é um ativo digital que dá a possibilidade de negociar direitos sobre dívidas públicas judiciais, conhecidas como precatórios.

É como um precatório se tornasse uma moeda digital negociada por um determinado valor e divisível entre diversos investidores. Vale ressaltar que o token de precatório é um security token, ou seja, ele é um token lastreado em um ativo real, diferentemente de determinadas moedas digitais que só existem digitalmente.

Vale a pena comprar tokens de precatórios?

Bom, investir em tokens de precatórios pode trazer altos retornos por meio de um investimento prático, fácil e seguro, e que antes era acessível apenas aos grandes investidores.

Para se ter ideia, os rendimentos esperados são de até 16% a.a, com base em 3 fatores: deságio justo na negociação mais correção monetária e juros de mora definidos por lei.

Entretanto, é sempre importante lembrar que esses investimentos são de alto risco e lastreados em processos judiciais que viraram ou não precatórios. Por isso, é sempre importante buscar o máximo de informações possíveis sobre o ativo que lastreia essa emissão e estar preparado para incorrer em perdas caso o crédito não seja recebido.

O caso do Mercado Bitcoin

Quem teve a oportunidade de participar das primeiras rodadas de compra de tokens de precatórios da Mercado Bitcoin, conseguiu comprar um token de precatório – no caso do primeiro precatório ofertado (MBPRK01) – por R$ 100,00 na venda inicial.

Depois da venda inicial, era possível vender esse mesmo token por R$ 103,84. O ROI foi, em pouco tempo, de 3,84%. O valor do investimento sempre vai crescendo já que estamos falando de um ativo real que se valoriza com o passar do tempo com base nos juros e na correção monetária do índice IPCA-e.

Mesmo assim, os preços de mercado são variáveis de acordo com os detalhes de cada precatório, por isso não há uma cotação padronizada para todos os tokens de precatórios como é feito com algumas criptomoedas e ativos digitais.

Como funciona a negociação?

Os tokens de precatórios podem ser negociados dentro de uma plataforma digital do Mercado Bitcoin, por enquanto, acessível apenas via web e não por aplicativos em smartphone, por exemplo.

O processo é simples: você cria uma conta de acesso com seu e-mail, seleciona o que você deseja comprar, a quantidade de investimento que fará e o método de pagamento.  Com isso, você adquire seus tokens de precatórios.

O ponto positivo é que esse investimento garante uma liquidez enorme, ou seja, você consegue negociar a venda desses tokens com a mesma facilidade da compra deles, por meio da plataforma de negociação.

 

Faça como o seu Antônio,
Consulte seu Precatório

Acesse o site Precatórios Brasil e consulte agora mesmo. É prático, rápido e seguro!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades.

Cadastro realizado com sucesso