Golpistas se aproveitam da pandemia para aplicar golpe dos precatórios

Publicado em Precatórios
em 21 de setembro de 2020
Golpistas se aproveitam da pandemia para aplicar golpe dos precatórios

Cuidado com os golpistas! Saiba como se defender deles

A pandemia pelo coronavírus representa um período delicado e cheio de incertezas para o Brasil, tanto no que se refere à saúde pública quanto à situação econômica. Não sabemos exatamente quando essa crise vai acabar, o que torna tudo mais complexo do que já é.

Diante desse novo cenário econômico, diversos credores se viram na necessidade de receber os pagamentos de seus precatórios com mais urgência. Para muitos, neste momento, esse dinheiro é importante para proporcionar um mínimo de segurança, em especial, nos casos daqueles que perderam seus empregos.

E mesmo em uma situação caótica como a atual, os golpistas surgem com práticas criminosas e fraudulentas para se aproveitar dos beneficiários de precatórios, nos três âmbitos governamentais.

Eles se aproveitam desse período de insegurança dos credores por conta da pandemia e aplicam golpes de precatórios, das mais diversas formas: por e-mail, por telefone,  WhatsApp e até mesmo por carta física.

O que fazer em uma situação como essa? Quando saber se é possível confiar em uma empresa ou em uma pessoa física que manifesta interesse na compra de um precatório?

Neste artigo, a Precatórios Brasil mostra como os principais golpes funcionam e o que você precisa fazer antes de fechar um negócio.

 

Como os principais golpes funcionam?

É comum, em casos de golpes de precatórios, que os golpistas se passem por advogados de escritórios conhecidos ou até mesmo por funcionários de cartórios, com um discurso parecido em todos os casos: “você, credor, precisa depositar um valor para cobrir despesas de cartório”.

Essas supostas despesas são citadas nos dois tipos de fraude mais comuns – ou para liberar o pagamento antecipado do precatório ou para efetuar uma cessão falsa do seu precatório. Na verdade, nenhuma das atividades será feita, o golpista vai receber o valor que pediu e sumir do mapa.

É sempre bom lembrar: não existe nenhum tipo de pagamento que possa ser feito, de nenhum valor, que faça você receber antecipadamente os valores do seu precatório. E, no caso de venda do seu precatório para uma empresa ou para um advogado, com o objetivo de receber o valor à vista, nenhum profissional ou empresa séria cobrará por esse serviço.

Se houver cobrança, trata-se de golpe. Na venda, a única discussão entre as partes é em relação ao deságio do precatório. Empresas cobram deságio para a compra do precatório e o pagamento do valor negociado do seu documento é feito à vista. Este é o procedimento normal no mercado de venda de precatórios.

 

Medidas de segurança para evitar golpes com o seu precatório

Existem algumas medidas básicas de segurança para evitar golpes com o seu precatório: nunca acredite em uma proposta que pede algum tipo de pagamento adiantado por um serviço ou para cobrir custas de documentos. Isso não existe em nenhum lugar do país e sempre vai ser uma fraude.

Se uma empresa fizer uma proposta de compra sem que você tenha solicitado, verifique se essa empresa tem um site funcionando e atualizado com postagens sobre notícias recentes e informações do mercado.

Entre em contato também pelo telefone, para conversar com a equipe e tirar mais dúvidas sobre o processo de compra, quais informações eles exigem, entre outras coisas.

Outra dica simples: peça o nome completo do golpista e pergunte em qual cartório ou escritório ele trabalha. Faça uma busca simples no Google digitando “Nome Completo + Nome do Local de Trabalho + LinkedIn”. Verifique se ele tem um perfil na rede social e se ele trabalha realmente no local indicado.

Se não encontrar nada, troque LinkedIn por Facebook. As chances de encontrar um perfil dele são maiores. Se, novamente, você não encontrar nada, muito provavelmente trata-se de um golpe.

deixe seu comentário

Faça como o seu Antônio,
Consulte seu Precatório

Acesse o site Precatórios Brasil e consulte agora mesmo. É prático, rápido e seguro!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades.

Cadastro realizado com sucesso