Venda de precatórios: conheça as vantagens

Publicado em Precatórios
em 18 de dezembro de 2018
Venda de precatórios: conheça as vantagens

Mesmo após um longo tempo no processo, ainda é possível que enfrente um caminho difícil até que o governo realize o pagamento na sua venda de precatórios. Nem sempre é possível saber quando ele ocorrerá de fato. Além disso, é possível ainda ficar sem o pagamento. Existem alguns prazos para sacá-lo e, caso não aconteça o saque, o valor é devolvido ao governo.

Apesar da Constituição estipular um prazo para o pagamento dos precatórios, na prática, poucos devedores conseguem cumpri-lo. Há Estados, por exemplo, com incríveis 15 anos de fila. Ou seja, eles ainda estão pagando, em 2018, os precatórios de 2003.

Infelizmente, toda essa demora não é nenhuma novidade para nós. Entre outras razões, é por causa da demora que muitas pessoas estão decidindo sobre a venda de precatórios.

E como funciona a venda dos precatórios?

Antes de falar sobre as vantagens, é importante explicarmos rapidamente como funciona o mercado de venda de precatórios.

Nos últimos anos, os precatórios têm ganhado cada vez mais espaço no universo dos investidores. Isso porque concretizaram-se como uma modalidade segura. São ativos garantidos pelo governo e atrativos, pois oferecem uma rentabilidade acima do que é praticado no mercado.

Considerando o atraso do governo para pagar e os lucros que as operações envolvendo precatórios oferecem, empresas e pessoas se especializaram no mercado de comercialização desses títulos. O lucro dos investidores surge com o deságio, ou seja, o desconto que será aplicado sobre o valor atualizado do seu precatório.

Então, se você vender seu precatório, um desconto será aplicado no valor e você o receberá imediatamente, sem enfrentar aquela longa fila do pagamento do governo. Do outro lado, o comprador assumirá os riscos e o tempo restante da fila.

Conheça algumas vantagens de vender o precatório.

Dinheiro imediato

Ao optar por vender seu precatório para empresas especializadas neste mercado, você poderá receber o dinheiro em poucos dias, sem precisar esperar pelo pagamento do governo.

Realize seus sonhos

Podem se passar anos até que o governo pague seu precatório. O fator do tempo faz, sem dúvida, muita diferença e deve sempre ser levado em conta. Algumas pessoas escolhem vender seus precatórios para realizar sonhos que não desejam adiar.

Seja para comprar a tão sonhada casa ou o carro desejado, fazer aquela viagem ou até mesmo abrir seu próprio negócio, a venda do seu precatório e antecipação desse dinheiro permitirá que você tire seus projetos do papel.

Livre-se das dívidas

Se você possui dívidas ou financiamentos, provavelmente paga as altas taxas de juros que são praticadas no Brasil. Vender seu precatório pode ser uma boa opção para acabar com seus débitos e organizar sua vida financeira. A longo prazo, as taxas de juros costumam pesar mais do que o deságio aplicado.

Transferência de riscos

No mercado de precatórios, a política e a economia são grandes influências, assim como as normas, que estão sempre sendo mudadas. Tudo isso deixa o cenário muito imprevisível. Ao realizar a venda de precatórios, você transfere esses riscos para quem comprá-lo.

Segurança

A venda de precatório é uma operação completamente legal e protegida pelas leis vigentes. Isso não significa que você deva vender para qualquer um. É importante você negocie seu precatório com empresas que tenham expertise nesse mercado, contando com a segurança necessária.

Depois de tratarmos todas essas questões, podemos dizer que sim, para diversas pessoas vale a pena vender seu precatório. É uma operação segura que evita o desgaste da espera pelo pagamento por parte do governo. Além disso, a operação te garante dinheiro na mão para concretizar seus projetos de vida.

Quer mais sobre atualizações de leis de precatórios, valores, regras, tipos, vendas de precatórios municipais, estaduais e federais? Então consulte aqui a situação do seu precatório ou mande um e-mail para contato@precatoriosbrasil.com. Você também pode ligar para (11) 4003-9453. Não se esqueça de compartilhar este post com os seus amigos e familiares. Até a próxima!

Faça como o seu Antônio,
Consulte seu Precatório

Acesse o site Precatórios Brasil e consulte agora mesmo. É prático, rápido e seguro!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades.

Cadastro realizado com sucesso