Advogados podem intermediar
vendas de precatórios?

Publicado em Processo Precatório
em 30 de junho de 2020
Advogados podem intermediar vendas de precatórios?

Veja se este é o melhor caminho para você

Vender o precatório é uma opção cada vez mais escolhida pelos credores, o que impulsiona consideravelmente o mercado de compra desses documentos no Brasil. Com a COVID-19 e a possibilidade de mais um atraso no pagamento dos precatórios, a cessão deles parece a melhor escolha.

Com isso, pode surgir a dúvida: meu advogado pode intermediar a venda do meu precatório? Em qual situação ele pode fazer isso? Preciso assinar algum tipo de documento declarando que autorizo isso?

 

Advogados podem intermediar a venda do precatório

Respondendo a primeira pergunta deste artigo: sim, advogados podem intermediar vendas de precatórios para o credor. O respaldo jurídico fica por conta de uma procuração que o advogado prepara para o credor assinar.

Essa procuração, depois de assinada, dá permissão para o advogado realizar algumas atividades do precatório em nome do beneficiário. Fazer o saque dos valores em nome do credor ou negociar a venda com a empresa que compra de precatório são algumas delas.

Com a procuração, o advogado tem a liberdade de fazer isso pelo credor, desde que o credor esteja ciente e em concordância com os termos do contrato de cessão, no caso da venda do precatório.

Se o beneficiário não está de acordo com os termos, com o deságio, ou com qualquer outro ponto da negociação, ele pode manifestar isso através de um e-mail para o advogado que serve como prova, caso o advogado não respeite a decisão do credor em questão.

No entanto, posicionamentos antiéticos como este são extremamente raros e o profissional que se comporta assim pode – e costuma ser punido – pela OAB, já que desrespeita regras básicas de trabalho.

 

Posso negociar primeiro e depois meu advogado resolve o resto?

Também existe essa possibilidade de resolução: você faz toda a negociação com a empresa, verificando valores, negociando porcentagem de deságio, prazo de pagamento, entre outros detalhes.

Depois dessa negociação, você deixa os trâmites de contratos e documentos a serem assinados para o seu advogado resolver. Tecnicamente falando, é uma dor de cabeça a menos, mas o advogado naturalmente vai cobrar um honorário para resolver essas questões, o que representa mais um custo para você credor.

 

Precatórios Brasil resolve tudo rapidamente e sem o envolvimento do advogado se preferir

A Precatórios Brasil consegue resolver esse problema com relação ao envolvimento do advogado. Você só precisa fazer a consulta do seu precatório, por meio da ferramenta do nosso site.

Com o número do seu precatório, checamos os valores a serem recebidos, prazos de pagamento e apresentamos uma proposta de negociação com o valor do deságio já incluso e todas as datas de pagamento e de assinatura de documentos.

O processo é bem rápido: em menos de 48 horas úteis você recebe uma proposta de negociação e, se você aprovar a proposta de compra do seu precatório, nossos advogados entram em contato logo depois para resolver a questão de assinatura dos documentos.

Você recebe um contrato que pode ler com calma, interpretar, discutir com algum amigo ou familiar e depois confirmar a negociação. E como medida de segurança contra o COVID-19, estamos realizando todos os processos de assinatura de documentos de forma digital.

Você assina o documento por meio de uma plataforma de assinatura digital. A partir desse momento, com os documentos de cessão do precatório assinados, você recebe seu dinheiro à vista em 1 dia útil. Em alguns casos, pode ser necessária a assinatura de documentos em cartório, mas nós enviamos o cartório até sua casa para colher as assinaturas.

Isso mesmo: em apenas 1 dia útil você já recebe o valor integral do seu precatório – com o deságio aplicado – na conta corrente informada à Precatórios Brasil.

Faça como o seu Antônio,
Consulte seu Precatório

Acesse o site Precatórios Brasil e consulte agora mesmo. É prático, rápido e seguro!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades.

Cadastro realizado com sucesso